quinta-feira, 31 de maio de 2012

Locro Criollo


É  claro que a nossa comida latina não pode faltar, para deixar o La Fiesta ainda melhor! 
Dessa vez, a Dani e a Lu vão preparar um prato tradicional argentino (como Mercedes Sosa) para a gente degustar: Locro Criollo. Uma espessa sopa de milho crioulo branco, feijão branco e abóbora, além de outros ingredientes que tornam o seu gosto é muito particular e é muito difícil de resistir! 
O legal deste prato é que em cada província argentina faz ele de uma forma um pouquinho diferente, mas sempre cozinhando os vegetais durante horas em fogo baixo – lembra comida de vó, não lembra?



Essa sopa é tradicionalmente servida nos feriados nacionais argentinos (25 de maio e 9 de julho). A maioria dos restaurantes coloca a sopa no cardápio nestas datas e as famílias se reúnem para comê-lo em casa também! 
Ou seja: uma comida para ser degustada entre a família e amigos, exatamente como acontece por aqui, no La Fiesta!
E pra deixar vocês ainda com mais água na boca, aqui vai a receita... No domingo teremos ele prontinho: venham comer esta delícia (além das empanadas e tortilhas) e curtir nossa fiesta!

Receita de Locro criollo

Tempo de Preparo: 3 horas

Ingredientes

- 1 kg de milho-branco
- 1 kg de feijão-branco
- 300 g de pancetta fatiada (toucinho fresco)
- 2 kg de costelinha de porco fresca
- 3 kg de fraldinha em cubos
- 600 g de lingüiça tipo toscana em rodelas
- 1 cebola grande picada
- 10 dentes de alho picados
- 1 alho-poró picado (só a parte branca)
- 1 talo de salsão picado
- 3 litros de caldo de carne
- 1 repolho médio fatiado
- 10 batatas pequenas, em cubos grandes
- 1 abóbora japonesa (kabochá), em cubos médios
- 4 pimentões vermelhos em tiras
- Vinho tinto
- Azeite e sal a gosto

Modo de Preparo
Deixe o milho-branco e o feijão-branco de molho na véspera. Cozinhe o milho em água e sal até ficar macio. Escorra e reserve. Em uma panela, aqueça um pouco de azeite e doure separadamente as carnes (reservando-as em uma vasilha à parte). Comece pela pancetta (que solta gordura). Depois doure a costela, a fraldinha e, por último, a lingüiça.
Conforme for fritando cada carne, regue com um pouco de vinho tinto e raspe o fundo da panela, para soltar as crostas que se formam e enriquecer o sabor do cozido. Na gordura que sobrou na panela, doure a cebola, o alho, o alho-poró e o salsão. Acrescente o caldo de carne (reserve um pouco para repor ao longo do cozimento) e o feijão-branco.
Cozinhe por 20 minutos. Adicione as carnes e cozinhe por cerca de 40 minutos. Misture o repolho, as batatas e o milho-branco pré-cozido. Leve ao fogo por mais 20 minutos. Acrescente a abóbora e os
pimentões e deixe cozinhar até amaciarem. Na hora de servir, distribua o cozido em pratos fundos e espalhe um fio de azeite por cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário